terça-feira, 25 de maio de 2010

Capital paulista reúne 800 jovens em seu maior Congresso






No sábado, dia 22 de maio, a UJS realizou o maior Congresso de sua história na capital de São Paulo. Participaram do evento 800 jovens de todas as partes da cidade.

O ato político do Congresso teve a participação do ex-presidente da UNE e pré-candidato a deputado federal Gustavo Petta, do pré-candidato a deputado estadual Alcides Amazonas, da presidente estadual da UJS, Renata Petta, de Tarcísio Ventura, presidente da UPES, Yan Evanovick, presidente da UBES e Alexandre "Cherno", representando a UEE-SP. Ainda esteve presente o presidente nacional da UJS, Marcelo Gavião.

Os debates das pautas do Congresso aconteceram em grupos de educação, cultura, movimento estudantil, esporte, mídia. Também houve espaço para atividades esportivas, oficinas de cultura e apresentação de roda de capoeira e bandas escolares.

A participação estudantil teve grande destaque. Estudantes de USP, PUC, Uninove, Unip, Uniban, FMU, Unitalo estiveram no Congresso. Das escolas, algumas das mais importantes da cidade, como Caetano de Campos (Consolação), Maria José, Roosevelt e CEFET. Foi eleita uma direção municipal com 30 membros, sendo o novo presidente Osvaldo Lemos, 25 anos, ex-dirigente da UBES.

Acompanhe abaixo a entrevista com o presidente eleito da UJS da cidade de São Paulo.


UJS: Este foi o maior Congresso já realizado pela UJS na capital de São Paulo. Como foi o processo de mobilização?

Osvaldo Lemos: Foi um processo de muita mobilização nas escolas e universidades, casado com a eleição de grêmios, plenárias nas regiões e outras atividades. Também inovamos na divulgação, conseguimos colocar anúncio publicitário no Metronews, um jornal gratuito de grande circulação na capital. O mais importante foi o espírtio de ousadia, de fazer coisas para fora, que mobilizem.

UJS: Quais as bandeiras mais importantes debatidas no Congresso?

Osvaldo Lemos: O que vemos é que cada vez mais a mobilidade urbana ganha destaque na cidade de São Paulo. Para usufruírem a cidade, o que é um direito, os jovens precisam ter acesso a transporte público, por isso a bandeira do passe-livre para os estudantes foi muito debatida.

Outras questões levantadas foram a participação da UJS no Conselho Municipal de Juventude para intervir nas políticas públicas da cidade, o problema do acesso à educação, cultura e esporte. Enfim, o lema de nosso congresso municipal - Por mais direitos para a juventude - se refletiu bastante na pauta dos debates.

UJS: E qual será a principal meta imediata dos jovens socialistas da capital?

Osvaldo Lemos: Nossa meta principal é protagonizar a luta da juventude por mais direitos. Em São Paulo, isso se materializa através de um amplo movimento para colocar o estado e a cidade no rumo das mudanças que têm acontecido no país.

"Pra Ser Muito Mais Brasil", como quer nosso congresso nacional, é preciso mudar São Paulo, derrotando o projeto neoliberal, que representa o atraso e a falta de perspectiva para juventude. Por isso, a UJS vai entrar de cabeça nas eleições, apresentando suas propostas e contribuindo para eleger candidatos alinhados com essas ideias.

Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário