sexta-feira, 2 de abril de 2010

Vitória dos estudantes na plenária inicial da CONAE 2010

Projetos de maior interesse defendidos pelo movimento estudantil aguardam apenas a confirmação na plenária final, nesta sexta-feira. UNE conquista apoio de mais 8 entidades educacionais e leva à aprovação final 3 moções.

Entre as emendas defendidas pelos estudantes para inserção no Plano Nacional de Educação, que vai vigorará pelos próximos 10 anos, destaque para a aprovação da emenda que prevê que 50% dos recursos do fundo do pré-sal sejam destinados à educação. Outra importante conquista do ME é a aprovação de que haja paridade nas eleições dos dirigentes das Instituições de Ensino Superior (IES), com a mesma representação de alunos, professores e funcionários. Há também a criação de um Fórum Nacional de Educação (que organizará e acompanhará as próximas CONAEs – planejadas para acontecer a cada quatro anos - e tratará de assuntos de interesse).

Os estudantes-delegados e observadores comemoraram também a aprovação de três moções para o documento final da CONAE, que tiveram, conforme exigia o regimento da conferência, o apoio de mais de oito entidades representativas.

Moções propostas pelo movimento estudantil acatadas:

- Pela paridade (estudantes-funcionários-professores) nas eleições diretas dos conselhos universitário

- Em defesa do PL 5175/2009 (Reforma Universitária dos Estudantes Brasileiros, em tramitação no Congresso).

- Moção de repúdio à truculência do Governo José Serra contra os movimentos sociais.

Veja mais na página da UNE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário