quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Pesquisas apontam necessidade de mobilização intensa

Qui, 14/10/10 09h05

Redução de vantagem de Dilma Rousseff nas pesquisas demonstra que as atividades da militância serão decisivas no dia 31.


Depois de contrariadas todas as previsões dos institutos no primeiro turno, as novas pesquisas referentes às eleições presidenciais trazem um cenário de disputa acirrada para o dia 31 de outubro. Segundo números do Ibope divulgados na quarta-feira passada, Dilma Rousseff tem 49% das intenções de voto, contra 43% de seu adversário, José Serra. Com margem de erro de dois pontos percentuais, o levantamento traz ainda que Dilma conta com 53% dos votos válidos. Resultado semelhante apresenta o Vox Populi, que indica, no entanto, uma vantagem maior da petista, com 48% das intenções de voto e 54,5% dos votos válidos para Dilma. Nesta quinta-feira, o CNT/Sensus mostrou Dilma com 46,8% e Serra com 42,7% - o placar de votos válidos é de 52,3% a 47,7%.

Ambos os estudos foram realizados sob a influência do primeiro debate, promovido no último domingo pela Rede Bandeirantes. Dilma, segundo o Vox Populi, teve bom desempenho e, para 37% dos que assistiram ao programa, saiu vitoriosa. Mais que isso, a participação representou o início da retomada da agenda de campanha por parte de Dilma. Ela citou, por exemplo, o caso do ex-assessor tucano Paulo Preto, suspeito de ter desaparecido com R$4 milhões do caixa do PSDB e que, até 2009, foi o homem forte da Dersa em obras do governo paulista, estas também com fortes indícios de irregularidades. Assim, Dilma forçou a imprensa a tratar de assunto indigesto às redações e ao candidato preferido da mídia. Outra fala de Dilma bastante presente nas discussões políticas é o #serramilcaras, que ironiza as contradições constantes do discurso de José Serra.

Com Dilma novamente pautando o noticiário, é estratégico que a militância arregace as mangas e intensifique as atividades de campanha. Algumas delas, aliás, já foram convocadas pelas juventudes que compõem a base aliada da candidata. Na sexta-feira, dia 15, São Paulo irá contar com ato político que marcará o o lançamento das propostas Educação, Juventude e Ciência e Tecnologia: Educação de Qualidade da Creche à Pós-Graduação. Após o evento, sediado no Palácio do Trabalhador a partir das 14h, haverá caminhada e panfletaço pelas ruas da capital paulista.

No dia 18, artistas apoiadores de Dilma irão realizar encontro no Rio de Janeiro para formalizar o apoio à petista. Nos dias 20 e 22 de outubro, haverá caminhada e panfletaço nas ruas de Belo Horizonte e Porto Alegre, respectivamente – na capital gaúcha, teremos a participação da deputada reeleita Manuela d’Ávila. Já no dia 27, outra vez os cariocas vão promover grande mobilização, levando a #ondavermelha às ruas da capital fluminense.

O site Galera da Dilma concentra e divulga as principais ações. Portanto, vale ficar sempre ligado na agenda, intensificando a militância e ajudando na vitória de Dilma pelo Brasil.

Agenda:

- Dia 15, às 14h em SP: Ato Político com a Juventude para a entrega das propostas Educação, Juventude e Ciência e Tecnologia: Educação de Qualidade da Creche à Pós-Graduação. Local: Palácio do Trabalhador - Rua Galvão Bueno, 782 - Liberdade - Metrô São Joaquim. Após o evento, caminhada e panfletagem.

- Dia 18, às 20h no RJ: Ato com artistas em apoio à Dilma. Local: Teatro Casa Grande - Rua Afranio de Mello Franco, 290 - Leblon.

- Dia 20, em MG: Caminhada e panfletaço em Belo Horizonte.

- Dia 22, no RS: Caminhada e panfletaço em Porto Alegre, com a deputada eleita Manuela D’Ávila (PCdoB-RS).

- Dia 27, no RJ: Caminhada da juventude pela vitoria no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário