quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Skatistas de Campos exibem filme no CineCufa

Skatistas, membros da organização de Campos Overcommin skateboards, exibirão seu segundo filme sobre o esporte no CineCufa, no dia 1º de setembro, no Rio.

Com espírito de aventura, skates a postos e uma câmera na mão, além de um visual alternativo, cabelos para lá de diferentes e muita coragem na bagagem, para realizar saltos e manobras mirabolantes, skatistas de Campos mostram talento e ousadia em terras cariocas. A Overcommin skateboards teve o filme “Habitat natural” selecionado para o CineCufa, Festival Internacional de Cinema. Produzido em Campos por skatistas da cidade, o filme tem duas horas de duração e será exibido no dia 1º de setembro, às 17h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro.

Overcoming skateboards é uma mídia independente de skate e vídeo, fundada em 27 de agosto de 2006, em Campos dos Goytacazes, a partir daidéia de cinco skatistas, Jhony Nunes, Kelvin Klein, Nathan Duarte, Walter da Silva, Nicholas Slim. Tem como prioridade andar na rua e como objetivo, filmar e divulgar o skate campista para o Brasil, através de seus vídeos. A mídia já tem dois filmes lançados, “Nossa identidadde” (2007) e este, “Habitat natural” (2008), além de vários curtas disponíveis no Youtube.

— Neste festival rolará vários debates com cineastas brasileiros e também com o Rapper MV Bill, entre outras atrações. Para nós, participar deste festival é uma honra, principalmente, pelo reconhecimento de nosso trabalho e propósito de disseminar no país o skate campista.
Estaremos representando a cidade e esperamos poder exibir o filme também aqui, com apoio de nossos conterrâneos — declara Kelvin Klein.

Skate

Considerado um esporte radical e criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados, o skate foi inven-tado na Califórnia, nos Estados Unidos da América. O praticante deve des-lizar sobre o solo e obstáculo, equilibrando-se em uma prancha denominada shape (que, em inglês, é conhecida como deck), com rodas pequenas e dois eixos de trucks.
Skatista é o nome dado ao praticante do esporte no Brasil. Em Portugal, é denominado skater.Os interessados em conferir a performance de nossos meninos skatistas e reforçar o time de admiradores do filme “Habitat natural” podem se dirigir ao CCBB, localizado à Rua Primeiro de Março, número 66, no Centro do Rio de Janeiro. A entrada é franca.

Da periferia para o mundo

O CineCufa é um festival internacional de cinema, que exibe somente produções criadas por moradores de favelas, promovendo inserção e visibilidade de novos produtores no mercado de exibição cinematográfica. O evento, que vem sendo bem sucedido, é organizado pela Central Única das Favelas (CUFA).

Reportagem do jornal Folha da Manhã