segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Era uma casa abandonada


Casa abandonada para estudante vira morada!

Campos, hoje, é um grande polo universitário. E ainda assim, nunca houve uma política pública para os estudantes que carecem de infraestrutura e incentivo. Por isso, nós Universitários (IFF, UENF e UFF) estamos ocupando a casa, por motivos acadêmicos, situada na Rua Jose do patrocínio-Centro. Esquina com a Rua Alzira Vargas.
Já que a mesma, hoje, não cumpre sua função social. Abandonada há anos, não paga impostos e serviria de grande valia para nós.
Portanto, reivindicamos:
Alojamento e casa de passagem – Mais de 50% dos alunos são oriundos de outras cidades ou até mesmo estados.
Restaurante Universitário (bandejão) – Necessitamos de um lugar onde possamos fazer nossa refeição diária e barata.
Espaços para diretórios e Centros acadêmicos – Não há nas faculdades um espaço para este fim.
Pré-vestibular social – Para que estudantes tenham acesso a um pré-vestibular gratuito e com qualidade.
Espaço Cultural – Um local para palestras, exposições, sarais, biblioteca e ações sócio-ambientais.

“Na minha escola não tem personagens, na minha escola tem gente de verdade”. Renato Russo

Foto: Blog do Núcleo

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

UJS 26 anos: quem fez e quem faz nossa história

Confira o depoimento de militantes e ex-militantes que fortaleceram a UJS nesses 26 anos de luta pelo Brasil.

São mais de 100 mil filiados, atuando em diversas frentes. Nascemos com as Diretas Já, encabeçamos os “Caras-Pintadas”, combatemos o neoliberalismo de FHC e tivemos papel de destaque na campanha por Lula em 2002. Defendemos as bandeiras da juventude e lutamos pelo Brasil. Essa é a União da Juventude Socialista, que completa 26 anos nesse 22 de setembro e que tem muita história para contar, como mostram os depoimentos abaixo.

"Militei na UJS até 2003. Com esta turma, enfrentamos os piores ataques aos direitos do povo e da juventude brasileira, durante a época do neoliberalismo tucano. Foi também na UJS que retomamos a capacidade de sonhar com o Brasil melhor, a partir da eleição de Lula em 2002. Foi por conta da minha trajetória na UJS que assumi a responsabiidade no Governo Federal para contribuir com sucesso do Governo Lula. Com certeza, será ao lado da UJS que vamos seguir avançando a partir de 2011. Quer mudar o Brasil? Não fique só na vontade! Participe da UJS."

Danilo Moreira
Presidente do Conselho Nacional de Juventude - Conjuve
Secretário-Adjunto da Secretaria Nacional de Juventude

"Quando a UJS completou 25 anos, ano passado, fizemos uma super festa, homenagem etc. e tal. No meio de toda aquela confusão, eu parei pra me perguntar o que era 'amar' a UJS. Na mesma hora meu coração sentiu uma alegria tão imensa, uma vontade tão grande de viver, de mudar o mundo, de ser jovem, de acreditar num outro futuro, que me encheu os olhos. Parei pra pensar como era possível as pessoas doarem suas vidas para um projeto como esse. Encontrei a resposta ao entender que a UJS não é só uma entidade, ela é um amor fraterno, que nos move acima de todas as dificuldades. E, se for como disse o camarada Che: 'o verdadeiro revolucionário é movido por grandes sentimentos de amor', a UJS é a expressão do nosso amor pela revolução! Parabéns por mais esse ano de luta! U-J-S!!!!

Marina Cruz
1ª Secretária da UEE-SP
Coordenadora do Coletivo Universitário Estadual da UJS “Helenira Rezende”

"Tenho 26 anos, quando eu nasci a UJS estava nascendo junto comigo. Faz 10 anos que dedico a minha vida a esta que é uma das maiores organizações de luta juvenil do país. Ser da UJS é saber que só mudamos a historia de nosso país porque a UJS faz da sua historia a luta por um Brasil diferente!"

Carlos Eduardo
Presidente da UEE-SP

“Muita força pra UJS nos seus 26 anos. Tenho muito orgulho de ter sido membro de sua Direção Nacional e mais ainda de ter representado a UJS mundo afora como Relações Internacionais. É sempre gratificante perceber como nossa juventude é reconhecida lá fora pela sua capacidade de sintetizar a alegria e a combatividade, a força e a sensibilidade na construção de um Brasil novo. Viva a UJS!”

Ana Maria Prestes Rabelo
Membro do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial de Belo Horizonte

"Saudações, camaradas! Para mim, enquanto presidente do diretório municipal do Partido Comunista do Brasil, em Petrópolis/RJ, é motivo de muito orgulho poder saudar os integrantes da União da Juventude Socialista, a nossa querida UJS, companheira de lutas e, mais do que isso, de vitórias! Parabéns pelos 26 anos!"

Renato Freixiela
PCdoB Petrópolis/RJ


"Ser UJS é ver e amar o Brasil de uma forma diferenciada, de uma forma que só a juventude entende, vê e sente. É canalizar nossa rebeldia consequente, característica existente em todo revolucionário, pra transformar mentes e corações! Via a juventude, viva o Brasil, viva a UJS!"

Vander Rodermel
Presidente da União Catarinense dos Estudantes


"Parabéns à UJS pelos 26 anos em defesa do Brasil, da juventude e do Socialismo. Tenho orgulho de fazer parte dessa história! Aqui no Espírito Santo estamos juntos na luta por 50% do pré-sal para a educação. Podem contar comigo."

Neto Barros
Deputado estadual do Espírito Santo
"Queria parabenizar a gloriosa União da Juventude Socialista por mais este aniversário. Conheci a UJS no já longíguo final dos anos 90, época de oposição ao governo FHC. A UJS me abriu portas, fez olhar o mundo de maneira diferente e para melhor. Também via UJS, conheci muita gente, fiz amigos, não fiz inimigos (o que é muito importante), namorei, terminei, namorei de novo... Enfim, essa escola de Socialismo mudou a vida de muita gente, mudou a minha vida e, certamente, pode mudar a sua! Parabéns à UJS e parabéns a todos nós, militantes, que a construímos todos os dias!"

Fernando Borgonovi
Diretor de Organização da UJS

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Pacto pela Juventude tem novas adesões

Candidatos de todo o país assinam documento se comprometendo com as demandas dos jovens brasileiros.

Já são 22 as candidaturas comprometidas com o Pacto pela Juventude em todo o país. Durante o último mês de campanha, diversos movimentos da sociedade civil estão convocando reuniões com aspirantes aos cargos do Executivo e Legislativo das eleições deste ano para sugerir a adesão ao documento que traz uma série de demandas, cujos objetivos são voltados à consolidação de políticas públicas para os jovens brasileiros.

Entre os novos signatários estão os candidatos a governador Tarso Genro, pelo PT do Rio Grande do Sul, e Wilson Martins, pelo PSB do Piauí, os candidatos a deputado federal Manuela D’Ávila (PCdoB/RS), Hélcio Silva (PT/RS) e Pedro Eugênio (PT/PE) e os candidatos a estadual Rui Falcão (PT/SP), Raul Carrion (PCdoB/RS) e Tani Vieira (PT/SP), entre outros.

O número de envolvidos, porém, pode e deve ser maior, a fim de encorpar o movimento e manter sempre em pauta o protagonismo juvenil na agenda política. As instruções de como conseguir a adesão de seu candidato estão no site da campanha, assim como os documentos necessários para que a atividade seja contabilizada, cadastrada e divulgada.