terça-feira, 30 de março de 2010

30 de março - Dia internacional da juventude

Jovem (Dia da Juventude no Brasil)

A juventude não é um período de vida;
ela é um estado de espírito,
um efeito da vontade,
uma qualidade de imaginação,
uma intensidade emotiva,
uma vitória da coragem sobre a timidez,
do gosto da aventura sobre
o amor ao conforto.

Não é por termos vivido um certo
número de anos que envelhecemos;
envelhecemos porque abandonamos nosso ideal.

Os anos enrugam o rosto;
renunciar ao ideal enruga a alma,
as preocupações, as dúvidas, os temores
e os desesperos, são os inimigos que
lentamente nos inclinam à terra.

Jovem é aquele que se admira,
que se maravilha e pergunta,
como a criança insaciável: e depois?

Que desafia os acontecimentos
e encontra alegria no jogo da vida.

És tão jovem quanto a tua fé.
Tão velho quanto a tua descrença.
Tão jovem quanto a confiança
em ti e a tua esperança.
Tão velho quanto o teu desânimo.

Serás jovem enquanto te conservares
receptivo, ao que é belo, bom, grande.
Receptivo às mensagens da natureza,
do Homem, do infinito.

E se um dia teu coração for atacado
pelo pessimismo e corroído pelo cinismo,

que Deus, então, se compadeça
de tua alma de velho.

Autor: (Desconhecido)
Fonte: (Bethyna)

domingo, 28 de março de 2010

175 anos, ainda falta muito

É, foi hoje... Num domingo como todos os outros que Campos dos Goytacazes completou 175 anos de elevação a cidade.

Uma cidade em que a Educação é colocada em segundo plano pelos governantes. Visto que escolas estão em reforma em pleno calendário escolar, enquanto crianças ficam em casa esperando suas unidades escolares estarem aptas ao uso. Outras unidades continuam sem material, sem cadeiras para os alunos, sem mesas para os professores.

Uma cidade em que a Saúde é sucateada pelos governantes. Onde um hospital relativamente novo, encontra-se em precárias condições de atendimento e as mulheres sofrem em busca de atendimento especializado.

Uma cidade em que a geração de Trabalho e Renda é praticamente inexistente, tendo em vista que estamos entre os 20 maiores PIBs do país. Onde o povo ainda sofre nos canaviais, sem qualquer controle por parte das autoridades. E muitas vezes os sinais da vida são estampados no rosto.

Precisamos nos livrar das amarras dos projetos demagogos, dos projetos personalistas construídos sobre a areia. Nós campistas temos e possuímos a capacidade de pensar e projetar uma Campos a médio e longo prazo. E estamos certos de que já iniciamos este caminho.

Gostaríamos de poder expressar somente a luta, a força e a vontade de mudança que sentimos por nossa cidade, por nosso município. Mas fica impossível, visto que comemoramos os 175 anos da mesma forma que comemoramos os 174, 173, 172,... Sem valorizarmos nossa história, sem valorizarmos nosso povo!


Por Douglas Azeredo

UJS DE CAMPOS participa da comemoração pelos 88 anos do PCdoB no RJ




Representantes da UJS de Campos estiveram ontem no Rio, na quadra da Vila Isabel, participando da festa pela passagem dos 88 anos do Partido Comunista do Brasil, o PCdoB.
Destacamos a presença dos camaradas Douglas e Kelvin e é claro, do nosso exemplo maior, nossa mestra, Professora Odete Rocha.

Parabéns PCdoB!
Parabéns Professora Odete que, juntamente com a juventude, contribui cada vez mais em nossa formação!


quarta-feira, 24 de março de 2010

Manifestação no Congresso pede recursos do pré-sal para educação


Estudantes invadem o espelho d'água do Congresso Nacional para pedir aumento do fundo social do pré-sal para a educação e mais vagas nas universidades públicas. A mobilização acontece em mais onze capitais.
Cerca de dois mil estudantes ocuparam o gramado e o espelho d´água em frente ao Congresso na manhã desta quarta-feira (24) para pedir 50% do fundo social do pré-sal para a educação. Os estudantes também protestaram contra os recentes escândalos envolvendo o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (ex-DEM).

MEC estuda fazer Enem 2010 em 6 e 7 de novembro

O Ministério da Educação (MEC) estuda fazer a próxima prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano nos dias 6 e 7 de novembro, logo após o segundo turno das eleições. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (24) pela Agência Brasil, mas a assessoria do órgão não confirma oficialmente a possível data.

Na terça-feira (23), o ministro Fernando Haddad discutiu um possível calendário com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Segundo o presidente da associação, Alan Barbieiro, as inscrições para a prova devem começar em junho ou julho, e o processo deve estar concluído até janeiro de 2011.

Também na terça, a secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari, anunciou que o MEC deve realizar uma nova etapa do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) no início de junho. O sistema vai trazer pelo menos uma mudança: o aluno deve ter somente uma chance de escolher os cursos de preferência, e não três, como na etapa do começo deste ano.


Segundo Maria Paula, ao final dessa seleção única, será gerada uma grande lista e, com base nela, devem ser feitas sucessivas chamadas, até que as vagas estejam preenchidas. Ainda não está definido, mas o ministério discute quantas opções de curso o estudante poderá fazer nesta seleção e qual o critério de hierarquia que será utilizado.

As instituições federais poderão aderir ao sistema a partir do final de abril. Devem participar, entre as 51 instituições que já fazem parte do SiSU, as que têm processo seletivo de meio de ano. A secretária não descartou, no entanto, que outras universidades participem desta etapa.

domingo, 21 de março de 2010

Em defesa da meia-entrada!

Flávia Calé, Jornal do Brasil

RIO - Na última semana a mídia veiculou a prisão de uma quadrilha envolvida com a falsificação de carteiras estudantis no Rio de Janeiro. As entidades credenciadas do movimento estudantil se sentiram aliviadas, por terem sido tiradas de circulação pessoas que não têm nenhum compromisso a não ser lucrar com um benefício conseguido a muito custo pelos estudantes do Brasil.

É importante separar o joio do trigo. A União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ) bem como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) são entidades históricas, reconhecidas por defenderem as liberdades democráticas em nosso país e os direitos dos estudantes.

Seus representantes são eleitos a cada dois anos em grandes e representativos congressos estudantis, como foi a UNE em julho de 2009, no qual mais de 2 milhões de estudantes votaram em urnas as opiniões que defendemos neste mandato. Os estudantes elegeram também, no Congresso da UEE-RJ em 2009, sua nova diretoria, cuja bandeira principal do mandato, além de defender os interesses dos estudantes, tem sido a luta pela implementação da meia passagem para universitários da rede pública e privada.

Essas supostas entidades cujos representantes foram presos não passam de empresas cartoriais, cuja existência só serve a interesses privados.

Cabe um breve resgate da importância da meia-entrada para os estudantes brasileiros. Essa luta vem da década de 40 e foi conquistada nas ruas. Partimos do pressuposto de que a formação da juventude se dá em grande medida na escola, mas também a partir da vivência de outros espaços. Nossa formação crítica e solidária depende do acesso à cultura geral e da diversidade cultural do nosso povo. Depende do acesso ao esporte, entendido como espaço de vivência coletiva, de trabalho de equipe, do vigor físico e mental tão necessário a uma vida equilibrada e sadia. Depende da ida à biblioteca, museus, parques, shows e cinemas. Foi em nome dessa complementação acadêmica que conquistamos o direito à meia-entrada.

Desde a Medida Provisória 2.208/01, assinada por Fernando Henrique Cardoso, as carteiras passaram a ser emitidas por qualquer instituição educacional, cursinhos e entidades estudantis que não necessariamente tenham vínculo com o próprio movimento, levando a uma corrida da criação dessas empresas cartoriais. Tal medida foi um ataque ao movimento estudantil e uma revogação, na prática, do direito historicamente conquistado, já que a medida abriu brecha para a falsificação e descontrole sobre a emissão.

O setor da indústria cultural reagiu a essa desregulamentação com o aumento abusivo dos ingressos, onde a meia, na verdade, vale inteira.

Para reverter essa situação e reconquistar nosso direito, defendemos a votação do projeto de lei da meia-entrada que está tramitando na Câmara. Trata-se de regulamentar a confecção, emissão e distribuição da carteira, que deverá ser feita pela rede do movimento estudantil. Para a meia-entrada voltar a existir efetivamente, são precisos mecanismos de controle social e fiscalização do poder público, questões contidas nesse projeto.

O PL da Meia-Entrada trata também de cotas de 40% para estudantes em qualquer atividade cultural, cinemas e shows. A UEE-RJ é contra as cotas, que são uma restrição ao direito histórico. Acreditamos que o problema do excesso de meias, hoje, se resolverá quando inibirmos as falsificações. Somos contra qualquer fraude que prejudique os estudantes, e exigimos a punição dos infratores.

Um direito conquistado nos bancos das salas de aula e no calor das ruas não pode ser ameaçado nem cerceado. Queremos nosso direito por inteiro.

Flávia Calé é estudante de história e presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ).

sexta-feira, 19 de março de 2010

Ubes lança campanha para que jovens tirem título eleitoral


A Ubes lança por todo o Brasil o mote: “Se liga 16! 2010 é a nossa vez!”, voltado aos jovens que já podem tirar seu título eleitoral e fazer valer os seus direitos. Com foco nos estudantes secundaristas, os materiais da campanha lembram que todo cidadão que possui 16 anos ou vai completar essa idade até 3 de outubro já tem condições de retirar o título para votar nas eleições 2010.




“Penso que a juventude precisa entender seu papel na construção de um projeto de país”, afirma Yann Evanovick, presidente da Ubes. O estudante esclarece que o “Se liga 16!” acontece em dois momentos. O primeiro objetivo é incentivar os jovens com 16 anos a tirar seu título de eleitor. Depois dessa fase, a idéia é estimular o voto consciente. “O eleitor precisa ficar atento e votar em candidatos que tenham disposição para defender os interesses do estudante, como o investimento em educação”, exemplifica Yann.

Em alguns estados, a campanha está nas ruas, como Minas Gerais, São Paulo e Sergipe. A partir do dia 19 é a vez do Rio de Janeiro e dia 31 a movimentação começa em Pernambuco.

Título de eleitor pela internet

Como nos anos anteriores, o título de eleitor pode ser emitido em qualquer posto dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Entretanto, com a inovação promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o processo pode ser feito também na página do TSE, no link "Título Eleitoral".

terça-feira, 9 de março de 2010

Comemoração pelo centenário Dia da Mulher no RJ











Ontem (08/03) na Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro a UJS Campos e o PCdoB Campos juntamente com a professora Odete Rocha estivemos presentes na comemoração ao Dia da Mulher. Também estiveram presentes o Presidente Lula, a Ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral e o prefeito do Rio Eduardo Paes, assim como a secretária municipal de Cultura, Jandira Feghali e a Ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, que comandou a cerimônia.

segunda-feira, 8 de março de 2010

domingo, 7 de março de 2010

UJS Campos marcou presença no ato público em defesa dos royalties !




UJS Campos esteve presente na praça São Salvador em Campos na defesa dos Royalties entregando panfletos e divulgando o trabalho e participação da mesma.